Construção de muro em condomínio do Mangueiral é alvo de diligência
27 de julho de 2020 |
|

O Condomínio Jardins dos Angelins, localizado na Quadra 11 do Jardins Mangueiral, foi alvo da Fiscalização do CAU/DF na semana passada após denúncia realizada pelos moradores junto ao Conselho. O motivo foi a preocupação com um muro em um dos lotes residenciais que oferecia risco e poderia estar irregular junto ao Conselho.
Os fiscais estiveram no local e verificaram que a obra está regular diante das exigências legais do CAU. A administração do condomínio, inclusive, exige a presença de responsável técnico e o registro de todos os serviços antes mesmo do seu início. Além disso possui, em seu quadro funcional, um arquiteto e urbanista atuando como responsável técnico. Ele analisa as obras realizadas pela própria administração nas áreas comuns do condomínio, bem como projetos e laudos apresentados por outros profissionais para execução de obras nos imóveis residenciais de particulares.
“Durante a diligência, fomos o tempo todo acompanhados pela administradora do condomínio que nos prestou esclarecimentos e apresentou toda a documentação referente à construção do muro, como os Registros de Responsabilidade Técnica (RRTs) de projeto e execução. O fato de a administração exigir a presença de um profissional e todos os registros para que a obra seja autorizada é a situação ideal que deveria ocorrer em todos os condomínios verticais e horizontais do DF. Infelizmente, nem sempre isso acontece, mas o CAU/DF está aqui para garantir que isso ocorra”, afirmou o gerente de Fiscalização do Conselho, Cristiano Ramalho.